quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Paris - Museu d'Orsay
















Uma dos meus estilos preferidos, no contexto da história da arte, é o Impressionismo. Foi esse estilo que me levou a colocar o Musée d'Orsay no meu roteiro em Paris. Escolha absolutamente feliz! O prédio onde se encontra o museu, por si só, é uma atração a parte: uma antiga estação de trens, feita em ferro e vidro. Deslumbrante! E sua coleções impressionista e pós-impressionista é uma overdose de obras legendárias. Aqui encontramos Renoir, Monet (o meu preferido), Manet, Van Gogh, Degas... Mas não só de impressionistas é feito o d'Orsay! Mais da metade do museu é dedicada a outros estilos e formas de arte: esculturas, fotografias, móveis... e o magnífico salão de baile, com seus espelhos e lustres incríveis (veja um dos espelhos numa das minhas fotos aqui postadas).

Com toda certeza, o d'Orsay é um imperdível de Paris. Para a gente se perder por seus andares e corredores e achar em nós mesmo o que pode dialogar com tanta beleza...





Um comentário:

  1. Aproveitando nosso "Momento Paris", estou lendo todos seus posts sobre o assunto.
    Também adoro o d'Orsay. Fico indignada quando meus conhecidos vão á Paris só para comprar, comprar, comprar e não aproveitam essa cidade do jeito que ela merece (tem gente que já foi umas 4 vezes e não entrou no Louvre ainda).
    Tudo lá tem história e o d'Orsay não é diferente. Já sabia que era de 1900, feito especialmente para a mesma feira para a qual a Torre Eiffel foi executada, mas me impressionei quando fiquei sabendo que o prédio da estação era EXATAMENTE como ele é hoje, para o uso como museu. Achava mesmo que não era possível uma estação de trem tão linda. E o pior, que o relógio também já era original dessa época.
    É um daqueles lugares pra gente voltare rever sempre que possível!

    ResponderExcluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...