sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Atendimento psicológico online

 Compartilho aqui trechos da carta do meu projeto "Correio Terapêutico", onde há relatos de pessoas que estão sendo atendidas em psicoterapia online:

Belo Horizonte, sob os ventos de agosto de 2020.

Prezada(o),
Espero que esta carta te encontre bem.
Os desafios da pandemia continuam nos cercando e nos exigem novas habilidades, capacidade de nos adaptarmos e criação de novas formas de lidarmos com o cotidiano. As crises (como esta acarretada pela pandemia) podem ser entendidas como um chamado para mudanças e os que são capazes de se abrirem para o novo tendem a ser mais bem sucedidos no seu enfrentamento. São nas crises que as inovações tendem a surgir com mais força.
Na prática da psicoterapia, também inovamos. Se antes o atendimento presencial era o que mais ocorria, hoje, para preservarmos o distanciamento social recomendado para o período da pandemia, o atendimento online tornou-se rotina e tal prática passou a ser mais facultada pelo Conselho Federal de Psicologia. (...) Por vezes, a pessoa não tem os recursos mínimos para o atendimento online (um local onde possa estar em privacidade e falar sem interrupções, um aparelho de celular ou computador com câmera e com acesso a internet que permita videochamadas) e por isso não agendaram atendimentos conosco. No entanto, percebo que muitas pessoas não desejam nem fazer uma sessão experimental de psicoterapia na modalidade online não por falta das condições que aqui citei, mas por uma resistência ao atendimento psicológico pela internet, preferindo aguardar o “retorno ao normal”. E, muitas vezes, esta espera poderia ser melhor vivida se a pessoa já estivesse num trabalho terapêutico e aprimorando seu autoconhecimento. Sendo assim, com ajuda de pacientes que colaboraram voluntária e zelosamente com seus relatos (e que não serão identificados), partilho, aqui, alguns depoimentos de quem se encontra em processo de psicoterapia online para retratarem os benefícios que esta modalidade de trabalho tem e quem sabe, assim, sensibilizar os que estão resistentes a tal procedimento:
“Fazer terapia tem me ajudado com muitas questões das quais tenho dificuldade em resolver e até mesmo de enxergar. Como estamos vivendo um período que atendimentos presenciais devem ser evitados, decidi começar com o online e não esperar. Me surpreendi com as sessões, com a dedicação da psicóloga e de não ter sentido diferença do presencial para o online. Graças a tecnologia estou podendo dar continuidade a terapia que me faz bem e me ajuda!”
 “Hoje vivemos uma modalidade estranha de nos comunicarmos, a qual me causa espanto, principalmente quando se ouve falar em terapia a distancia. Eu fui relutante, não aceitei, até perceber que meu equilíbrio emocional estava pedindo ajuda e eu precisava agir rápido. Foi aí que percebi que solicitar uma agenda para terapia, mesmo em videoconferência, era o passo principal para meu retorno ao equilíbrio. Só assim para eu provar para mim mesmo como é importante lapidar o preconceito e voltar para a vida com a leveza que a psicoterapia pode oferecer, ainda que em videoconferência.”
“Gostaria de lhe dizer que a terapia tem me feito muito bem, pois através dela estou me conhecendo melhor e entendendo as minhas dificuldades e necessidades. Para mim foi muito difícil aceitar que precisava de ajuda, pois sempre achei que sozinho resolveria minhas tristezas, angústias e incertezas. Hoje, tendo essa oportunidade, me sinto muito à vontade e confiante pelo respeito, carinho e compreensão da profissional, além de receber ferramentas que me são oferecidas e que contribuem mais ainda para meu ponto de equilíbrio. A terapia online é muito importante, tendo em vista que em um momento difícil de pandemia, dispomos de  oportunidade para buscar ajuda e conhecimento de forma tão eficiente e ágil, não perdendo a proximidade, clareza e calor humano, tão importantes nestas situações.”
 
“Há mais de 14 anos na instituição e após ser reprovado no exame psicotécnico (tiro), fui marcar o reteste e conversei com a psicóloga, que me orientou sobre o acompanhamento psicológico para os guardas. Aceitei a ajuda e comecei, mas veio a pandemia e nos tirou o chão. A pronta resposta foi dada com o início das sessões online (virtual), onde continuo a me lapidar. O acompanhamento aborda todos os assuntos e está sendo uma grande ajuda nesses tempos. O homem pode perder tudo, menos a cabeça.Vamos nos cuidar!”
 
Esta carta foi escrita a muitas mãos e agradeço aos que colaboraram com seus relatos.

Deixo, por fim, a pergunta (para pensarmos não só em momentos de crise e para além do que aqui foi tratado): quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez?
Inovar é preciso. Se quiser compartilhar suas reflexões, basta me escrever.
Com todo apreço, mesmo a distância,
Luciane Couto
                                                                                 
PS: Deixo hoje alguns versos do poema “Tempo”, de Carlos Drummond de Andrade:
“Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante tudo vai ser diferente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...