terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Arquitetura da Felicidade



Geralmente gosto de esperar que eu tenha lido todo um livro ou grande parte dele para comentá-lo... Porém, ontem comecei a ler um, dentre muitos outros que estou lendo, e foi amor à primeira linha! Então já me permito comentá-lo aqui. Estou me referindo ao livro "Arquitetura da Felicidade", de Alain de Botton. Quando comprei o livro, após ler algumas referências sobre ele em revistas de decoração, achei que o autor era arquiteto, e só agora, ao começar a ler o livro, soube que Botton é um dos grandes responsáveis pela divulgação da filosofia a partir dos anos 90. E gostei tanto do estilo dele já nos primeiros capítulos que li (onde já houve referências a Veneza, cidade que me impressionou justamente pela arquitetura diferenciada e singular; e ontem a mídia informou que o nível do mar subiu mais de um metro em Veneza. Resultado: à noite sonhei com a arquitetura e águas de Veneza) que já comprei um outro livro dele, que se chama A Arte de Viajar (falarei deste aqui assim que recebê-lo - comprei pela internet - e lê-lo).

Bem, deixe-me voltar à leitura... Antes, compartilho um trecho de "Arquitetura da Felicidade"com vocês:

"Ao construir uma casa ou decorar um cômodo, as pessoas querem mostrar quem são, lembrar de si próprias e ter sempre em mente como poderiam idealmente ser. O lar, portanto, não é um refúgio apenas físico, mas também psicológico, o guardião da identidade de seus habitantes."

3 comentários:

  1. Lu ,que presente dos deuses essa palinha deste livro.Não sou arquiteta formada,mas tenho a ciencia da decoração em meu sangue,eu sempre comento, se eu morasse num barraco alguém que pasasse la em baixo e olhasse pra cima notaria o meu barraco no meio de tantos, é que eu tenho pequenos detalhese que são só meus.Eu tinha um amiga que me chamava de Bagdá Café,vc assistiu este filme?Tenho uma amiga arquiteta, ela se chama Gradisca(do filme Felini) vou comprar para ela.Estarei sempre por aqui,tenho zilhóes de revistas de decoração e arquitetura paisagismo,o mundo tem de ser belo ,principalmente a casa da gente, por mais simples que seja.Obrgada querida será mais um dos meus favoritoseste blog.Escreva mais trechos pra mim por favor,sou uma senhora ,simpes dona de casa, mas com sonhos muito altosPostei como anonimo porque não tenho URJL nem sei o que é mas meu nome é thais e mail thaisreder2006@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais,

    Bem vinda ao meu blog!!! Bagdá Café é um dos filmes que está na minha lista de pendências, e pretendo vê-lo nas minhas próximas férias.Sei como é ter arquitetura no sangue e querer deixar a casa do nosso jeito...rs...E pelo o que relatou aqui, fiquei curiosa em conhecer a sua casa!!! Se tiver fotos e quiser que eu escreva sobre e coloque aqui, me avise. Enviarei, sim, assim que possível, mais trechos do livro para você, para seu e-mail, ok? E continuemos nos falando por aqui. Adorei seu comentário. Beijos no seu coração arquitetante!

    ResponderExcluir
  3. Adorei "o lar é o guardião da identidade de seus habitantes" Preciso dar uma olhadinha na minha identidade..
    bjokas

    ResponderExcluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...