terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O bom e velho papel






















De repente, meu computador não abria mais nenhum programa... Depois de dias sem poder utilizá-lo, uma pessoa entendida veio avaliá-lo e teve que formatá-lo, sem direito a resgate do que estava nele. Daí perdi muitas coisas ( sempre tento fazer cópia, mas nunca faço de tuuddo que aqui está). O que mais lamentei foram os e-mails amigos que eu tinha arquivado no Outlook e perdi com essa pane; não aqueles e-mails com anexo, mas aqueles íntimos, que eram como as cartas de antigamente, recheados de carinho e palavras doces. Sempre fui fã de cartas, ultimamente substituídas pela agilidade e praticidade dos e-mails, e tenho muitas delas guardadas, que acabam funcionando como um diário dos amigos, um testemunho de suas vivências. Estas nenhuma pane tecnológica irá deletar dos meus arquivos.

Sou fã incondicional do papel, da agenda onde escrevo meus compromissos (a deste ano é especial, trazida de Paris, com gravuras impressionistas), e, sobretudo, dos livros tradicionais. Não consigo ler livros aqui no computador, acho algo frio, impessoal, distante. Gosto de tocar, sentir o cheiro do papel, sublinhar a lápis, escrever observações, poder virar a página...

4 comentários:

  1. A era do computador nos afastou de uma coisa muito linda,,muito romantica,,,os manuscritos, como era bom reler em papeis amarelados pelo tempo coisas que escrevemos e sentimos numa epoca, não que o computador seja um vilão,,não é, mas os escritos são diferentes, voce pode com uma tecla mudar tudo,,,mudar o sentido, já no velho e bom papel,,,uma vez escrito a caneta,,,é como uma cicatriz de amor,,,um beijo querida e um dia lindo pra ti.obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Um beijo carinhoso e um otimo feriadão pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,

    também sou muito "sistemática" pra algumas coisas. Não gosto de ler livros no computador, nem revistas, quando muito leio artigos.Adoro as coisas que meus amigos me escrevem, mas também tenho saudade das cartinhas, bilhetinhos..háhá
    Vou te contar um segredinho:
    Eu tenho uma caixinha onde guardo todos os bilhetes, cartas, correio-elegante (esse é velho..rsr) até folhas de caderno com mensagens dos meus amigos.Cartas de amor, fotos com dedicatórias. É meu bauzinho de riquezas e lembranças.Comecei a juntar na 5ª série...háha..(é olha que já se vão longos anos).Quando fico muito nostalgica, sento sobre a cama, abro minha caixinha e leio tudo cuidadosamente. Amo o papel.
    Bjokas Lulu
    Bom feriado pra você..

    ResponderExcluir
  4. Everson,

    Absolutamente encantadora sua comparação da marca da caneta no papel com uma cicatriz do amor...Você é bom com as palavras, hem?rs Obrigada pelos comentários tão gentis e parabéns por seus lindos blogs.

    Sandra,

    Fiquei aqui te imaginando abrindo a caixinha, como seus aromas e recordações, com suas histórias e construções...Viajei com você às minhas lembranças também...Obrigada por compartilhar o segredo. Beijo grande no seu coração!

    ResponderExcluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...