sábado, 30 de abril de 2016

Belém do Pará

 No último feriadão me dispus a conhecer um Brasil mais peculiar, alguns diriam exótico, e rumei a Belém. Fui ao Mangal da Garças (e almocei no Manjar da Garças, que fica dentro desse parque, onde pude provar muitas iguarias paraenses),  Teatro da Paz, Forte do Presépio, Catedral da Sé, Docas,  admirei o por do sol no Rio Guamá e provei sorvetes sublimes na Cairu...Porém, o local onde mais me diverti, fui mais de uma vez  e  que realmente inspirou minha viagem à capital do Pará foi o mercado Ver-o-Peso. Descobri frutas que nunca vi na vida e que nem sei pronunciar os nomes, trouxe alguns cheiros fantásticos nas malas, aprendi sobre sabonetes e pomadas poderosas e ouvi sobre milagres obtidos com o uso de garrafadas. Adorei conversar com locais e apreender detalhes dos cotidianos, como o taxista que toda segunda vai à feira comprar o peixe Filhote para que a esposa o prepare ao forno, pois segunda é a folga do taxista, ou seja, seu domingo, e merece um almoço especial; a senhora que conta com naturalidade sobre o resgate da jiboia do forro do teto de um dos quartos de seu sítio; a moça da barraca do mercado que me explica com detalhes (que não posso repetir aqui sem soar vulgar..rsrs) os efeitos do uso do óleo de bôta... O difícil para mim foi suportar o calor opressivo e úmido, apesar de todos por lá me confirmarem que fui numa época "fresca".





























2 comentários:

  1. Moça que nao para de viajar! Rsrsrs!
    Nunca fui a Belém, mas no Norte e Nordeste às vezes nos sentimos em outro país, não é? Muitos costumes diferentes! As frutas realmente impressionam, não conheço nem metade!
    Imagino o calor. Aqui em Curitiba parece que passamos direto do verão para o inverno, mas lá o dia mais fresco ainda deva ser quente demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um quente que nunca vi igual... quente e úmido, muito úmido. Nesse sentido, prefiro o clima de Curitiba, com toda certeza. Amo o frio.

      Excluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...