quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Felicidades


Estou lendo agora "O Leitor", de Bernhard Schlink. É o livro que deu origem ao filme com título homônimo em português. Prefiro que os livros antecedam aos filmes no meu conhecimento. Este é um livro que tem se revelado muito sensual, mas pressinto que resultará em tragédias humanas. Hoje, entre as páginas que li, se destacaram dois páragrafos (eu os li pela manhã, a caminho do trabalho...Eu tinha acordado hoje com uma saudade do que deixará de ser. O sentimento beirava à uma melancolia, mas depois percebi que não preciso atencipar o luto pela felicidade que passará) que compartilho aqui:

"Por que pensar naquela época me deixa tão triste? Será a saudade de uma felicidade passada? E eu fui feliz nas semanas seguintes, em que estudei (...) e nós nos amamos como se nada mais contasse no mundo. Ou foi pelo que se soube depois, o que estava lá o tempo todo mas que só veio à luz depois?

Por quê? Será porque aquilo que foi belo se torna frágil para nós em retrospectiva, por esconder verdades sombrias?Por que a lembrança de anos felizes de casamento se estraga quando se revela que o outro tinha um amante durante todos aqueles anos? Será porque não se pode ser feliz em tal situação? Mas a pessoa era feliz! Às vezes a lembrança não é fiel à felicidade quando o fim foi doloroso. Será por que a felicidade só vale quando permanece para sempre?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...